Resumo

A análise do clima de uma região constitui pré-requisito básico para o desenvolvimento de pesquisas de suporte a atividades nas áreas de agricultura, pecuária, engenharia agronômica, florestal, agrícola e de pesca, ecologia, turismo, recursos hídricos, construção civil e paisagismo, dentre outras. Nesse contexto, surgiu a necessidade de se produzir este Atlas Climatológico do Nordeste do Brasil, trabalho que inclui a precipitação pluviométrica, as temperaturas (compensada, máxima e mínima) do ar, a umidade relativa do ar, a velocidade do vento, a insolação, a radiação solar global e a evaporação do tanque "Classe A". Inclui, ainda, parâmetros derivados da estimativa do Balanço Hídrico Climático: a evapotranspiração potencial, o excedente hídrico e a deficiência hídrica.
Na confecção deste Atlas foram usadas séries históricas com mais de 30 anos de dados, com exceção do Estado do Maranhão, para o qual, por carência de estações meteorológicas e de postos pluviométricos mais antigos, foram utilizadas séries históricas com 20 ou mais anos de registros. Para todos os parâmetros analisados foram elaboradas figuras exibindo a distribuição espacial das médias ou totais (mensais e anuais). As 156 figuras originais, na escala de 1:2.000.000, foram geradas pelo software Grid Analysis and Display System (GrADS).
As figuras apresentadas, no entanto, são cópias reduzidas das originais, para facilitar a visualização. O Atlas, cujo conteúdo é apresentado em formato de pastas, é resultado de uma parceria da Embrapa Agroindústria Tropical, da Embrapa Solos - UEP/Recife, da Universidade Federal de Campina Grande e da DataAgros, contando com a colaboração voluntária do Dr. Mário Adelmo Varejão-Silva e com apoio do Banco do Nordeste do Brasil. O Atlas Climatológico do Nordeste do Brasil, disponibilizado apenas em CD-ROM, visa a atender a demanda de administradores, professores, produtores, profissionais liberais e estudantes que desejem obter mais informações sobre a climatologia da Região Nordeste.

Baixe o instalador

CD

Equipe Técnica

Climatologia

Informática