Site desativado.
Essa versão é apenas para consulta e só ficará disponível até 31/06/2023.

DCA
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande
Campus de Campina Grande, Av Aprígio Veloso, 882 - Bairro Universitário
58.109-970 - Campina Grande, Paraíba, Fone/Fax: (0xx83)2101-1202



# Campus de Campina Grande

UFCG

*****
# Observações Meteorológicas na UFCG
*****
PB

 

SBMet

 

Icon labsclim

 

Icon Lidar

Turma 2022.1

EDITAL 01/2022 – ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA COORDENADORIA EXECUTIVA DO CENTRO ACADÊMICO DE METEOROLOGIA - UFCG.

A Comissão Eleitoral, de acordo com o estatuto do CAMet, declara aberto o período de inscrições de chapas para concorrerem à primeira gestão de Coordenadoria Executiva do Centro Acadêmico de Meteorologia da UFCG.

1. Das disposições preliminares: As chapas candidatas deverão ser compostas de, no mínimo, quatro integrantes, sendo eles: presidente, vice- presidente, tesoureiro e secretário geral. É livre a criação de outros cargos ou funções dentro da chapa, respeitando o limite máximo de dez integrantes. Ao se inscreverem para o processo eleitoral, os participantes concordam com o Estatuto do Centro Acadêmico de Meteorologia (Anexo 1), respeitando as regras do mesmo para composição das chapas.

2. Das etapas do processo:
2.1. INSCRIÇÕES DE CHAPA: 07 a 10 de Dezembro de 2022.

As inscrições devem ser realizadas através do envio de Nome Completo e Matrícula de todos os membros da chapa, indicando os respectivos Cargos, para o e-mail camet.ufcg@gmail.com, respeitando a data limite. O e-mail de inscrição deve conter no assunto “Inscrição CAMet”, seguido do nome do Presidente. O e-mail de inscrição deve ser enviado exclusivamente pelo candidato à Presidência. Estando, a chapa, de acordo com as disposições do Estatuto em anexo, o candidato à Presidência receberá uma confirmação de inscrição.

2.2. CAMPANHA E CARTA PROPOSTA:

2.2.1. Havendo duas ou mais chapas inscritas:

CAMPANHA: 07 a 10 de Dezembro de 2022.
ENVIO DA CARTA PROPOSTA: até 10 de Dezembro de 2022.
ELEIÇÕES: 14 de Dezembro de 2022.

A Carta Proposta deve ser enviada para o e-mail camet.ufcg@gmail.com, respeitando a data limite e deve conter no assunto “Carta CBMet”, seguido do nome do Presidente. As Cartas Proposta enviadas serão divulgadas para todos os alunos do curso de Meteorologia. Mais informações sobre as eleições serão divulgadas após o período de inscrição das chapas.

2.2.2. Havendo apenas uma chapa inscrita:

ENVIO DA CARTA PROPOSTA: até 10 de Dezembro de 2022. ELEIÇÕES: 14 de Dezembro de 2022. A chapa inscrita pode optar por fazer, ou não, divulgação de campanha no período de 07 a 10 de Dezembro de 2022. Mais informações sobre as eleições serão divulgadas após o período de inscrição das chapas.

Para mais informações, aqui o acesso o edital

Campina Grande, 08 de Dezembro de 2022

#1 Noticias

#1.0 Recepçãos dos novos calouros

Turma 2022.1

No último dia 28 de setembro veteranos do Curso de Meteorologia da UFCG recepcionaram os novos calouros ingressantes.

Na ocasião foi apresentado aos novos alunos uma palestra de Introdução à Meteorologia ministrada pela Profa. Magaly de Fatima Correia que mostrou os diversos usos e aplicações da Meteorologia seja no campo da Aeronáutica e Marinha, na área da agricultura, Hidrologia, Ambiental, Energias Renováveis, Sensoriamento Remoto entre outros.

Além da troca de experiências, informações sobre o funcionamento do DCA (Departamento de Ciências Atmosféricas) e UACA (Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas) no campus, ainda sobrou tempo para sorteio de brindes e trote do bem.

Recepção Turma 2022.1

Campina Grande, 06 de Outubro de 2022

 

#1.0 Seleção de Mestrado PPGMET 2022

Seleção de Mestrado PPGMET 2022

A Coordenação de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande torna público, para o conhecimento dos interessados, o Edital de Seleção do processo seletivo no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFCG - EDITAL PRPG Nº 31/2022. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 13 a 20 de setembro de 2022. Para mais informações visite a página do programa.

Campina Grande, 09 de Setembro de 2022

 

#1.0 Nota de Pesar

Nota de Pesar - Arthur Julião da Silva

É com extremo pesar que o Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas lamenta o falecimento de Professor Aposentado Arthur Julião da Silva.

Todos, que fazemos a comunidade da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, prestamos nossa solidariedade aos amigos e seus familiares por essa irreparável perda e transmitimos nossos votos de força e conforto.

Campina Grande, 19 de Maio de 2022

 

#1.1 Eleições 2022 UACA - Carta Proposta

A Comissão Eleitoral da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande divulga a carta proposta da Chapa I.


Campina Grande, 17 de março de 2022

 

Eleições 2022 UACA - Homologação

A Comissão Eleitoral da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande, convida para o debate que será realizado amanhã, dia 17/03/2022, de 14h30 às 16h00, por meio da plataforma Google Meet, com a chapa única inscrita que escolherá os Coordenadores da Administração Executiva Colegiada desta unidade acadêmica.

Campina Grande, 16 de março de 2022

A Presidência da Comissão Eleitoral da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, no uso de suas atribuições legais, torna público à homologação da chapa para Coordenadores da Administração Executiva Colegiada, composta pelos professores CÉLIA CAMPOS BRAGA(Coordenadora de Pesquisa e extensão), SANDRA ISAY SAAD(Coordenadora de Graduação), MADSON TAVARES SILVA(Coordenador de PósGraduação) e ENIO PEREIRA DE SOUZA(Coordenador Administrativo), integrantes da carreira do Magistério Superior, lotados nesta unidade.


Para mais informações

Campina Grande, 14 de março de 2022

 

Eleições 2022 UACA - Publicação do edital

A Comissão Eleitoral constituída pela PORTARIA SEI Nº 02, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2022, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, no uso de suas atribuições legais, torna público a abertura do Processo de Escolha dos Coordenadores Administrativo, da Graduação, da Pós-Graduação, e da Pesquisa e Extensão, da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, em consonância com as Resoluções Nº. 07/2005, de 13 de setembro de 2005 e 01/2021, de 08 de julho de 2021 do Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande.

CRONOGRAMA

  • Inscrições das chapas: 07 a 11/03/2022
  • Deferimento das candidaturas: 14/03/2022
  • Recorrência: 15 e 16/03/2022
  • Debate: 17/03/2022 às 14h30
  • Eleição: 22/03/2022 das 08 às 17h00

Para mais informações acesse o edital

 

#1.2 Nota de Pesar

Nota de Pesar - Professor Aposentado Sukaran Ran Patel

É com extremo pesar que o Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas lamenta o falecimento de Professor Aposentado Sukaran Ran Patel. Todos que fazemos a comunidade da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, prestamos nossa solidariedade aos amigos e seus familiares por essa irreparável perda e transmitimos nossos votos de força e conforto.

 

#1.3 Curso de Meteorologia da UFCG é um dos melhores do país, diz ranking do Estadão.

Curso de Meteorologia da UFCG é um dos melhores do país, diz ranking do Estadão

O curso de graduação recebeu 4 estrelas (conceito muito bom). Dentre os 14 cursos de graduação em Meteorologia no país, nosso curso apresenta uma das melhores avaliações.

Sobre a avaliação: O Guia da Faculdade utiliza a metodologia de “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro atuam como avaliadores, dando notas de 1 a 5 para cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. O desempenho leva em conta o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura dos cursos.


 

#1.4 Nota de Prorrogação - Edital de Seleção de Mestrado e Doutorado 2021/2022.

A Coordenação de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande torna público, para o conhecimento dos interessados, que o período de inscrição para a seleção de candidatos ao curso de mestrado e doutorado no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA (PPGMET), foi prorrogado até o dia 10 de novembro de 2021.
Edital de Seleção de Mestrado e Doutorado 2022

Estão abertas as inscrições para a seleção de Doutorado e Mestrado do PPGMET/UFCG. São ofertadas 24 vagas no total, sendo 13 vagas para o Mestrado e 11 vagas para doutorado. Clique aqui e acesse o site do programa para mais informações

Edital de Seleção de Mestrado e Doutorado 2022

 

#1.5 Nota de Pesar - É com extremo pesar que o Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas lamenta o falecimento de Rodolpho Barros, ex aluno do curso de graduação e de mestrado PPGMET. O velório será de 09h30 no Campo da Paz e o sepultamento às 17h30 de hoje(30/09/2021).

Todos que fazemos a comunidade da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, prestamos nossa solidariedade aos amigos e seus familiares por essa irreparável perda e transmitimos nossos votos de força e conforto.

Nota de Pesar - Ex Aluno Rodolpho Barros

 

#1.6 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande torna público o edital nº 46/2021 para seleção de candidatos. São ofertadas 01 (uma) Bolsa. Para mais informações visite a página do programa.

Chamada Edital de Pós-Doutoramento

Edital de Seleção para Pós-Doutoramento 2021

 

#1.7 O meteorologista Thomas Rocha Ferreira, de 28 anos, do programa de pós-graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande foi selecionado pelo Programa Fulbright para desenvolver parte de sua pesquisa na Universidade de Nebraska-Lincoln. Veja a reportagem do Portal Correio.

Foto thomas na qualificação

Thomas Rocha na qualificação do doutorado (Foto: Arquivo pessoal)

 

#1.8 É com profundo pesar que a Coordenação Colegiada da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosfêricas comunica o falecimento da ex-professora da unidade Clea. Ocorreu no dia 29 de julho de 2021 em Brasília - DF.

#1.9 O Programa de Pós-graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande torna público o edital do processo seletivo para mestrado referente ao Edital PRPG Nº 13/2021. As inscrições ocorrerão de 19 de abril a 14 de maio de 2021, com a divulgação e homologação do resultado final pelo Colegiado do Programa prevista para até 18 de junho de 2021. São ofertadas 13 vagas. Clique aqui e acesse o site do programa para mais informações

Ilustração Edital de Seleção de Mestrado 2021.1

 

#1.10 O Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande abre inscrições para o Programa de Pós-graduação em Meteorologia(PPGmet). São ofertadas 24 vagas no total, sendo 13 vagas para o Curso de Mestrado e 11 vagas para o Curso de doutorado. Clique aqui e acesse o site do programa para mais informações

Ilustração Edital de Seleção de Mestrado 2021.

 

#1.11 Livro Meteorologia e Recursos Naturais - Estudos Aplicados - O objetivo desta publicação é divulgar os estudos teóricos, metodológicos e empí­ricos aplicados aos recursos naturais, que foram apresentados e debatidos durante (I WMRN). Clique aqui para Acessar.

Capa Ebook WMRN 2020

 

#1.12 A Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas comunica com profundo pesar o falecimento do professor aposentado Josê Oribe Rocha de Aragão, ocorrido no dia 12/02/2020 na cidade do Recife - PE.

Professor Oribe

 

#1.13 Abertas as inscrições para o I Workshop de Meteorologia e Recursos Naturais (I WMRN) da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da UFCG, que será realizado nos dias 09 e 10 de dezembro de 2019 em Campina Grande-PB, no Auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega (UFCG).

#1.14 EDITAL PRPG 65/2019 - Seleção de Mestrado e Doutorado em METEOROLOGIA 2019/2020

#1.15 EDITAL PRPG xx/2019 - Seleção para Pós-Doutoramento PNPD/CAPES em METEOROLOGIA

#1.16 Edital PPGMET 01/2019: Edital de Seleção Interna do Programa de Pós_graduação em Meteorologia da UFCG, para cadidaturas para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - CAPES, PDSE, conforme Edital CAPES Nº 41/2018.

#1.17 - EDITAL PPGMET- No 01/2018 DE SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO E MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA DA UFCG e RESOLUÇÃO PPGMet. 01/2018.

Resultados: [ Doutorado ] [Retificação resultado do Doutorado] [ Mestrado ]

 

#1.18 Cadastro de usuário externo no Módulo de Peticionamento do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) da UFCG (Novo).

#1.19 - A Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas/CTRN/UFCG realizou de 04 a 06 de outubro de 2017 o III Workshop Internacional Sobre a Água no Semiárido Brasileiro: A qualidade da Água que é Consumida no Semiárido.

#1.20 - Você já pode acessar os dados da Estação Agrometeorológica Experimental (Est-Agro) da Unidade Acadêmica de Ciencias Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande.

 

 

 

#2 Produtos

#2.1 CLIMA: TSM e anomalia de TSM dos oceanos Atlântico e Pacífico Tropical nos últimos nove meses. Análise da precipitação média mensal para a Paraíba e Nordeste do Brasil para o período de 1911 a 1990. Valores climatológicos de precipitação, temperaturas média; máxima e mínima e umidade relativa do ar para localidades dos Estados do Nordeste do Brasil. Cadastro das estações pluviométricas do Nordeste do Brasil até 1990. Informações e análises da radiação solar para o Estado da Paraíba

#2.2 Met_Geo: Fornecendo o dia e o mês do ano, assim como, as coordenadas longitude e latitude da localidade, cálcule a declinação do sol, hora do nascer e por do Sol e radiação solar no topo da atmosfera, dentre outros parâmetros.

#2.3 IVDN – PB e PE: O Indice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN). O IVDN representa o estágio de desenvolvimento da vegetação de uma determinada região. A partir de setembro de 2015 essas imagens são obtidas do sensor MODIS do satélite Aqua do produto MYD13A3 com resolução espacial de 1Km   (composição mensal).

#2.4 Monitoramento do Vapor D'água: Campos de Água Precipitável e anomalias de Água Precipitável sobre a América do Sul.

#2.5 O modelo de estimativa de evapotranspiração R-SSEB (Regional Simplified Surface Energy Balance) foi desenvolvido por Araújo (2014) durante o curso de doutorado em Meteorologia com objetivo de propor uma metodologia para operacionalização do balanço de energia em escala regional somente a partir dos dados de sensores remotos. Este projeto está sendo desenvolvido como parte do programa de pós-doutorado do Dr. Argemiro L. Araújo para divulgação dos dados obtidos na pesquisa.

#2.6 Previsão numérica do tempo: O Laboratório de Serviços Climáticos da UACA/CTRN/UFCG atualiza e divulga diariamente mapas, tabelas e gráficos explorando a previsão do tempo para a América do Sul, Nordeste e para as principais cidades paraibanas. O produto foi desenvolvido por estagiários e alunos de disciplinas aplicadas em parceria com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba.

#2.7 LIDAR - Laboratório de Micrometeorologia: O Laboratório de Micrometeorologia foi criado para ser o ambiente agregador de alunos e pesquisadores que buscam desenvolver pesquisa e atividades de ensino nos temas pertinentes a interação entre a atmosfera e a superfície terrestre. O Lidar, ademais, apoia os projetos do CNPq e da CAPES, e também dar suporte as atividades de ensino, da graduação e da pós-graduação da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas (UACA).

#2.8 Atlas Climatológico do Nordeste Brasileiro 2013 - CD de Instalação

#3 Geral
Apostila#3.3 Apostilas
1) Dinâmica de Fluidos, 2) Meteorologia Dinâmica I e 3) Meteorolgia Dinâmica II.
Arquivo#3.4 Arquivos
Arquivos gerais disponibilizado ao público (imagens, documentos, etc.).

E-mail

*****

Institucional

*****

Fomento

*****

Projetos

*****

Meteorologia