O que é a Pegada Hídrica

A pegada hídrica é definida como o volume de água total usada durante a produção e consumo de bens e serviços, bem como o consumo direto e indireto no processo de produção. O uso de água ocorre, em sua maioria, na produção agrícola, destacando também um número significativo de volume de água consumida e poluída, derivada dos setores industriais e domésticos. Portanto, determinar a Pegada Hídrica é tornar possível a quantificação do consumo de água total ao longo de sua cadeia produtiva.
No início de 1990 o conceito de Pegada Ecológica foi introduzido, por William Rees e Matthis Wackemagel, como uma medida da apropriação humana das áreas biologicamente produtivas. Cerca de doze anos depois. Foi lançado em Delf, na Holanda um conceito similar denominado de Pegada Hídrica (PH) para medir a apropriação humana da água doce no globo na reunião de peritos sobre comércio internacional de água virtual. Muito embora ambos os conceitos tenham raízes e métodos de medição diferentes, em alguns aspectos os dois conceitos têm em comum o fato de traduzirem o uso de recursos naturais pela humanidade.

 Tipos de Pegada Hídrica

  • Verde: quando a água da chuva evapora ou é incorporada em um produto durante a sua produção;
  • Azul: que calcula as águas superficiais ou subterrâneas que evaporam ou são incorporadas em produtos, devolvidas ao mar ou lançadas em outra bacia;
  • Cinza: que mede o volume de água necessário para diluir a poluição gerada durante o processo produtivo.

Água virtual: Os estudos sobre água virtual começaram a crescer devido aos estados quantitativos publicados por vários pesquisadores (Hoekstra & Hung, 2005; Hoekstra, 2011). Para Hoekstra & Chapagin (2008) a definição mais precisa sobre água virtual consiste na mensuração da água contida num produto, ou seja, numa mercadoria, bem ou serviço, em relação ao volume de água doce utilizada nas diversas fases de sua cadeia produtiva. O termo água virtual refere-se ao fato de que a maioria da água utilizada na produção de um produto não está contida nele, sendo insignificante comparado ao conteúdo virtual da água. Logo, o comercio virtual de água ocorre quando vários produtos são comercializados a partir de um lugar para outro.

Principais vantagens: O conceito de pegada hídrica tem sido recentemente introduzido como importante indicador do consumo de água humano, na tentativa de minimizar os impactos ambientais. A água virtual tem sido uma solução parcial para os problemas de escassez de água, cujo conceito trata-se da importação que ocorre com os alimentos e produtos tornando-se uma fonte de água alternativa.

 O uso responsável da água

A empresa, a comunidade e você: A humanidade nos últimos anos vivencia um período de grande crise em relação ao seu crescimento e degradação ambiental, sendo necessária uma reflexão sobre os problemas causados pela sociedade e a sua influência sob o meio ambiente. Na tentativa de mensurar a ausência de equilíbrio ambiental entre o homem e a natureza se formam necessários indicadores do uso da água que se baseiam em metodologias que contemplam a discussão e avalia os índices de sustentabilidade, através do uso direto e indireto de água de um consumidor ou produto.